Ser diferente não é problema;o problema são os que se julgam "normais" e usam essa pseudonormalidade para descriminar os que diferenciam da maioria. Se imaginarmos um lugar onde todos sejam cegos, a cegueira será considerada o padrão normal -o diferente será aquele que enxerga ao menos uma sombra.......
Wednesday, June 28, 2006
Tecnologia Assistivas
http://infoesp.vilabol.uol.com.br/recursos/recurso1.htm
Como destacou vygostsky, o autor enfatiza a
importância da ação, da linguagem e dos processos interativos na construção das estruturas mentais superiores (VYGOTSKY, 1987). Recursos oferecidos pela sociedade, escola, tecnologias, etc
Ou seja, "diferente" por sua condição de pessoa com deficiência, mas ao mesmo tempo "igual" por interagir, relacionar-se e competir em seu meio com recursos mais poderosos, proporcionados pelas adaptações de acessibilidade de que dispõe. Tecnologia Acessiva é toda e qualquer ferramenta ou recurso utilizado com a finalidade de proporcionar uma maior independência e autonomia à pessoa com deficiência. O objetivo da Tecnologia Acessiva é:
As diferentes maneiras de utilização das TICs
1. As TICs como sistemas auxiliares ou prótese para a comunicação.
2. As TICs utilizadas para controle do ambiente.
3. As Tics como ferramentas ou ambientes de aprendizagem.
4. As Tics como meio de inserção no mundo do trabalho profissional.
Já temos no Brasil um acervo considerável, e em acelerado crescimento, de recursos tecnológicos que permitem aperfeiçoar a qualidade das interações entre pesquisadores, clínicos, professores, alunos e pais na área da Educação Especial, bem como de aumentar o rendimento do trabalho de cada um deles.”(CAPOVILLA, 1997)”.
É o caso, por exemplo, de uma pessoa com problemas de comunicação e linguagem que utiliza o computador como prótese de comunicação e, ao mesmo tempo, como caderno eletrônico ou em outras atividades de ensino-aprendizagem.
Thursday, June 15, 2006
Tuesday, June 13, 2006
Saturday, June 03, 2006
Subscribe to:
Posts (Atom)