Saturday, October 21, 2006

PEDAGOGIA ESPECIAL E COM MUITO ORGULHO ESPERO QUE EU CONTINUE COM ESTA JORNADA SE DEUS ASSIM PERMITIR. ESTOU INICIANDO O 6° SEMESTRE.

Saturday, August 26, 2006

A personalidade

E o conjunto de parâmetros fundamentais do indivíduo, parâmetros esses relativos ao seu modo de ser e à sua relação com o mundo externo. Com respeito à sua relação com o mundo externo, refere-se a como o indivíduo apreende os estímulos, quais as mudanças de estado nessa apreensão e como ele reage a esses estímulos, isto é, como atua no mundo externo a partir deles. Quanto ao seu modo de ser, a personalidade caracteriza o modo como o indivíduo incorpora as suas experiências e como constrói o seu mundo interno, com suas significâncias e hierarquias. Ela é, assim, um aspecto formal do indivíduo. Evidentemente, chegamos à personalidade através do conteúdo do mundo interno, pois, como já discutimos em Epistemologia, na mente humana só podemos chegar à forma através do seu conteúdo. Por este motivo, o conceito de personalidade dá margem a muitas confusões. ....
.... O primeiro erro é o de que a psicodinâmica do indivíduo, como o próprio nome diz, se altera continuamente, especialmente durante a sua evolução. Isto quer dizer que, se ela for considerada na configuração da personalidade, numa época da vida do indivíduo a sua personalidade seria uma e em outra época seria diversa, o que não faz sentido, pois deixa de ser a qualificação daquela pessoa enquanto uma síntese histórica. A personalidade se refere à natureza desta síntese histórica e deveria ser a mesma em qualquer época da vida do indivíduo, caso contrário, não seria a sua personalidade.
A personalidade do indivíduo deve ser definida de tal modo que ela seja a mesma desde o momento do nascimento até a sua morte ou então não seria um qualificativo daquela pessoa, independentemente do seu momento histórico. De outra maneira, a riqueza do conceito se perde, porque o indivíduo teria uma personalidade quando criança, outra como adolescente, outra como jovem, e assim por diante, porque a psicodinâmica nessas fases difere entre si.
A fim de que a personalidade seja um conceito psicopatologicamente útil, ela deve ser atemporal, isto é, deve ser a mesma independentemente da época da vida do indivíduo. Só assim ela servirá como referência para a abordagem do indivíduo de modo adequado. Deixamos a psicodinâmica para a temporalidade e mantemos a personalidade atemporal. Veja tudo

Saturday, July 01, 2006



Convidada especial,Rita Valeria,Presidente da AMA, associação de amigos Autista.






Esta é minha turma de Pedagogia Especial, e a professora de Informática em Educação Especial, Luzia Brito ,tenho muito carinho por todas .
Espero que no proxímo semestre nos sejamos muito mais do que fomos.
Esta foi do 1° projeto de informática. assuntos abordados: Autismo. natureza , animais , fotos e muito mais. Parabens!! foi lindo.








Wednesday, June 28, 2006



Tecnologia Assistivas

http://infoesp.vilabol.uol.com.br/recursos/recurso1.htm

Como destacou vygostsky, o autor enfatiza a
importância da ação, da linguagem e dos processos interativos na construção das estruturas mentais superiores (VYGOTSKY, 1987). Recursos oferecidos pela sociedade, escola, tecnologias, etc
Ou seja, "diferente" por sua condição de pessoa com deficiência, mas ao mesmo tempo "igual" por interagir, relacionar-se e competir em seu meio com recursos mais poderosos, proporcionados pelas adaptações de acessibilidade de que dispõe. Tecnologia Acessiva é toda e qualquer ferramenta ou recurso utilizado com a finalidade de proporcionar uma maior independência e autonomia à pessoa com deficiência. O objetivo da Tecnologia Acessiva é:
As diferentes maneiras de utilização das TICs
1. As TICs como sistemas auxiliares ou prótese para a comunicação.
2. As TICs utilizadas para controle do ambiente.
3. As Tics como ferramentas ou ambientes de aprendizagem.
4. As Tics como meio de inserção no mundo do trabalho profissional.
Já temos no Brasil um acervo considerável, e em acelerado crescimento, de recursos tecnológicos que permitem aperfeiçoar a qualidade das interações entre pesquisadores, clínicos, professores, alunos e pais na área da Educação Especial, bem como de aumentar o rendimento do trabalho de cada um deles.”(CAPOVILLA, 1997)”.
É o caso, por exemplo, de uma pessoa com problemas de comunicação e linguagem que utiliza o computador como prótese de comunicação e, ao mesmo tempo, como caderno eletrônico ou em outras atividades de ensino-aprendizagem.

Thursday, June 15, 2006

Ajudar é preciso!

Tuesday, June 13, 2006


A informática na Educação Especial

Saturday, June 03, 2006




Sou estudante de Pedagogia em educação especial , estou no 3° semestre, sinto - me muito honrada em poder ajudar, e cooperar com pessoas especiais e poder divulgar meus conhecimentos para aqueles que não conhece, espero que eu com tudo isso, eu tenha ajudado em alguma coisa. josélia
Josélia Carvalho

Saturday, May 27, 2006

Para Refletir

Como é Duro ser Diferente

Venho aqui contar minha história como é ser diferente , é ruim e faz a diferença.
bom, estudo numa escola que as pessoas dizem ser bonita, ela é colorida e tem muitas rosa, e verdes por tudo que é lugar, tem também muitos quadros nas paredes com pinturas de tudo que é jeito. Dizem que tem pessoas de toda cor, negra, mulata, branca , amarela, nossa! quanta cor! Qual será as diferenças delas? Eu não sei. E que a escola é pintada de azul, que o céu também é azul, ah! deve ser lindo! eu posso até imaginar. E as portas da minha escola é da cor de madeira! deve ser da cor da mesa da minha casa, minha mãe falou que é de madeira .
Mas, o que me entristesse é saber de tantas coisas, cores lindas, pessoas elegantes , não poder ver tudo isso, os meus amigos sempre me falam tudo que quero saber.
Estudo numa escola que tem uma parte especial onde eu fico, lá tem tudo diferente. Um livro que é cheio de caroçinhos que se chama sistema braille para ler, leio tudo, só não posso ver, gostaria de ver minha mãe, que amo tanto e que mim ama também, a professora, meus amigos e minha escola que falam que tão bonita e colorida.
Mas, sou feliz assim, pois tenho meus pais que me apoiam, e todos da minha família, tenho uma casa que todos moramos juntos, uma escola especializada para me e outras pessoas que são como eu.
Nasci sem nunca ter visto a luz do dia, por causas indeterminadas , meus pais falam que foi na gestação, não sei, sou cego de nascença e sou amado assim mesmo. Pena que tem tantas pessoas que não tem o que eu tenho, deveriam ter direitos iguais, mas a sociedade e injusta a as diferenças sociais levam a tudo isso, ao excluir os que precisam mais. Alguns pedem esmolas, outros vivem em asilos lá eles crescem e morrem sem um minímo de dignidade, é um mundo injusto.
Espero que um dia que todos sejamos iguais, perante os homens .
UMA SOCIEDADE JUSTA E SEM PRECONCEITO
Josélia Carvalho